"Nas horas pesadas da vida, nos dias de tristeza e de acabrunhamento, leitor, abre este livro! Eco das vozes do Alto, ele te dará coragem; inspirar-te-á a paciência e a submissão às leis eternas!
Onde e como pensei em escrevê-lo? Em uma tarde de inverno, tarde de passeio na costa azulada de Provença.
(...) Pensava na indiferença dos homens que se inebriam de prazeres para melhor esquecer o fim da vida, seus imperiosos deveres, suas pesadas responsabilidades. O mar balouçante, o Espaço que, pouco a pouco, se constelava de estrelas, os odores penetrantes dos mirtos e dos pinheiros, as harmonias longínquas na calma da tarde, tudo contribuía para derramar, em mim e em torno de mim, um encanto sutil, íntimo e profundo.
E a voz me disse: Publica um livro que nós te inspiraremos, um livrinho que resuma tudo que a Alma humana deve conhecer para se orientar no seu caminho; publica um livro que demonstre a todos não ser a vida uma coisa vã de que se possa fazer uso leviano, e sim uma luta pela conquista do Céu, uma obra elevada e grave de edificação, de aperfeiçoamento, regida por leis augustas e equitativas, acima das quais paira a eterna Justiça, amenizada pelo Amor."
Léon Denis
E com essa apresentação do livro pelas palavras do próprio Denis é que convidamos a todos à esta leitura belíssima onde o autor nos convida a refletir sobre o Deus e o universo, a viajar pelas diversas paisagens no livro da natureza até chegar nas questões necessárias sobre a lei circular e a missão do século XX.
Vamos embarcar nessa viagem com Denis? E para ficar ainda melhor, que tal convidar um amigo para seguir conosco?
Commentaires